A Dr. Martens surgiu quando Klaus Märtens, médico do exército alemão na Segunda Guerra Mundial, machucou o tornozelo enquanto esquiava. A partir daí, ele atentou para o fato de que as botas militares eram um tanto quanto desconfortáveis. Nos seus dias de repouso, ele acabou projetando melhoras pro calçado: como o couro macio, e solas por amortecimento aerado. A guerra terminou, alguns alemães saquearam suas próprias cidades. Martens? Tratou de pegar couro da loja de um sapateiro e com ele fez um par de botas, com solas amortecidas, eis aí o nascimento de um dos calçados mais clássicos da história!
Chegamos então aos anos 60. E o que há demais nisso? Os adolescentes “rebeldes” ingleses acabaram se apropriando das botas Dr. Martens. Nos anos 70, os jovens de ambos os sexos que frequentavam discotecas, os punks de todo o mundo foram conquistados pela atitude, pela ousadia e originalidade das botas.
Doc desenhada pelo Jean Paul Gaultier
E como comportamento, música e história caminham junto à moda, o resultado não poderia ser diferente: As docs inspiraram inúmeras versões diferentes, mas sempre baseadas no seu modelo original. Alguns dos principais estilistas de todo o mundo refizeram versões elegantes e sofisticadas, como Charles Jourdan em 1996 e Kenzo, no mesmo ano.
Nesse ano as Docs completaram 50 anos, em comemoração a isso foram reproduzidos os modelos classicos do calçado, mas em edição super limitada, consequentemente concorridíssima. Além do modelo original, existem os modelos ultra-fashionistas, que aparecem em xadrez, florais, estampas étnicas, e em cores vibrantes.
Jéssica Alba com uma das docs
Quer saber mais sobre as Docs? Basta acessar o site: www.drmartens.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário